Atividade de mapeamento do processo de realização de prova disciplina Diplomática e Tipologia Documental:
O Tabularium, abordará no decorrer do semestre (1°/2016), análises diplomáticas e tipológicas de objetos e revistas que não possuem licença para serem comercializados, tendo esses produtos como prova no fundo arquivístico do Departamento de apreensões da Polícia Federal.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Fixando o bizagi
Atividade de mapeamento do processo de realização de prova da disciplina Diplomática e Tipologia Documental:
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Fixando o bizagi
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Mapeamento de Processo
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Fonte |
O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação
que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de
implantar uma nova estrutura voltada para processos. O mapeamento também
auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos
que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir
custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de
baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além
de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e
aumentar a performance do negócio.
O mapeamento de processo é um instrumento de gerência e comunicação e
possui como finalidade ajudar na melhora dos processos existentes ou na
implantação de uma estrutura nova e direcionada para os processos. O mapeamento
é importante no auxílio do vislumbre dos positivos e negativos e quais
necessitam de ajustes, como o nível de complexidade nas operações, a redução
dos custos, se existe alguma falha na integração, realização de atividades de
forma redundante, retrabalho.
O mapeamento tem como objetivo um entendimento melhor dos processos
existentes e dos futuros, afim de otimizar seu desempenho. O grupo O Tabularium
tem como objetivo fazer a análise tipológica e diplomática de brinquedos
falsificados com ênfase no selo de procedência do INMETRO. O mapeamento de
processos será útil na média em que nos ajudará entender a organização das
nossas tarefas e atividades e quais seriam as melhores opções para garantir
maior qualidade, com maior eficácia e eficiência.
Os pontos básicos que poderiam ser utilizados para realizar o
mapeamento dos processos do nosso projeto seriam:
- 1º:
Identificar os objetivos do processo, ou seja, quais as metas daquele
processo, no nosso caso, a realização da oficina.
- 2º:
Identificar as saídas do processo, ou seja, as atividades e postagens
produzidas até a confecção da oficina.
- 3º:
Identificar os clientes do processo, no caso do grupo, o público alvo
seria o corpo discente da Universidade de Brasília e o professor
responsável pela disciplina e pela avaliação da oficina.
- 4º:
Identificar as entradas e componentes do processo, em que as entradas são
compreendias como a proposição da temática do grupo e das atividades
realizadas por este durante o semestre e os componentes as ferramentas
utilizadas para realização destas atividades, que variam desde o arcabouço
teórico recebido em sala de aula até os instrumentos existentes nas opções
de publicação do blog.
- 5
º: determinar os limites do processo, até onde seria possível a realização
de determinadas atividades, análise da viabilidade de produção de réplicas
dos objetos alvo das análises.
- 6º:
Documentar o processo atual, através do registro da realização de
atividades propostas e sua adequação com a metodologia escolhida.
- 7º:
Identificar melhorias necessárias ao processo, mediante a análise do
planejamento e da realização deste, visando encontrar falhas e problemas e
a proposição de soluções.
- 8º:
Consenso sobre melhorias a serem aplicadas ao processo após
discussão e exposição de alternativas e soluções posteriores à análise
realizada.
- 9º:
Documentar o processo revisado.
Com o mapeamento de processos é possível obter a melhor percepção do
projeto como ele é e como ele deveria ser, permitindo a análise e o
melhoramento dos processos envolvidos neste projeto, viabilizando a clareza nos
requisitos e assim facilitando a gerencia do projeto, além de reduzir seu tempo
de execução, melhorar a qualidade do resultado final e garantir a padronização.
Sugestões de bibliografia:
BARBARÁ, S.. Gestão por processos: fundamentos,
técnicas e modelos de implementação : foco no sistema de gestão de qualidade
com base na ISSO 9000:2000. 2ª ed. – Rio de Janeiro : Qualitymark, 2008.
DE MELO, A. E. N. S.. Aplicação do Mapeamento de Processo e da
simulação no desenvolvimento de projetos de processos produtivos. Itajubá: UNIFEI, 2011. ROTHER, M; SHOOK, J.. Learning to See, The Lean
Enterprise Institute, MA, USA, 2000.
FERNANDES, M. M.. Análise de processo de seleção de projetos
seis sigma em empresas de manufatura no Brasil. Dissertação Mestrado
em Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção,
Itajubá, MG, UNIFEI, 2006.
OLIVEIRA, F. X.. Manual de Gestão de Processos Organizacionais
da SEFIN. 1ª ed. – Pinhais, PR, 2011.
Atividade piloto de mapeamento
A atividade seguinte demonstra o mapeamento das ações realizadas para se realizar as atividades propostas no Blog Mãe da matéria Diplomática e Tipologia Documental. 

segunda-feira, 2 de maio de 2016
Classificando!
Plano de classificação do Estado de São Paulo
O Plano
de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração
Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Meio, foram elaborados e
oficializados devido à necessidade urgente e recorrente dos órgãos da
administração paulista em se definir critérios para reduzir ao essencial os
documentos acumulados em seus arquivos, sem prejuízo da salvaguarda dos atos
administrativos, constitutivos e extintivos de direitos, das informações
indispensáveis ao processo decisório e à preservação da memória institucional.
Foram construídos em conjunto com as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso,
instituídas nos órgãos e entidades, e oficializados pelo Decreto nº
48.898, de 27 de agosto de 2004.
Para
auxiliar na aplicação desses dois instrumentos, foi produzido o Manual de
Aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de documentos
da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Meio que
explica passo a passo em como classificar a documentação, bem como controlar
seus prazos de guarda e encaminhar para a sua destinação (eliminação ou guarda
permanente).
Já
os Planos de Classificação e as Tabelas de Temporalidade de Documentos das
Atividades-Fim são elaborados pelos próprios órgãos e entidades, com a
orientação técnica do Arquivo Público do Estado que, para auxiliar no trabalho
elaborou o Manual de Elaboração de Planos de Classificação e Tabelas de
Temporalidade da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Fim.
De
acordo com a imagem vista em sala, exposta por Laila Figueiredo, foi nos
proposto a fazer um plano de classificação da fotografia e respectivamente uma
análise tipológica identificando o fundo, função arquivística, espécie, série e
tipo do documento. Logo abaixo, está exposto uma parte do Plano de
Classificação do Estado de São Paulo da área meio onde podemos
observar a importância do Registro Fotográfico.
Função
|
02
|
Comunicação
Institucional
|
Subfunção
|
02.01
|
Assessoria
de imprensa
|
Atividade
|
02.01.03
|
Editoração
e programação
|
Documento
|
02.01.03.01
|
Modelo
de diagramação para matérias de site institucional
|
Atividade
|
02.01.04
|
Produção
de registros de imagem e som
|
Documento
|
02.01.04.01
02.01.04.02
02.01.04.03
02.01.04.04
|
Banco
de imagem
Registro
Fotográfico
Registro
sonoro
Vídeo
Institucional
|
Modelo do Plano de Classificação:
Função
Subfunção
|
01
01.01
|
Organização Administrativa
Ordenamento Jurídico
|
Atividade
|
01.01.01
|
Elaboração de Atos Normativos
|
Documento
Atividade
Documento
|
01.01.01.01
01.01.01.02
01.01.02.01
|
Decreto, estatuto, código ...
Habilitação jurídica ...
Alvará de funcionamento
|
----------------
|
01.01.02.02
|
|
----------------
|
01.01.02.03
|
|
----------------
|
.....
|
|
----------------
|
.....
|
|
----------------
|
.....
|
|
No Plano de Classificação do Estado de SP, as funções,
subfunções, atividades e documentos apresentam-se hierarquicamente organizados
e recebem códigos numéricos próprios.
Tendo em vista o Plano de classificação do
Estado de São Paulo, podemos observar que eles mantiveram uma preocupação
voltada a produção de registros de imagem e som, banco de imagem, registro
fotográfico, registro sonoro, vídeo Institucional, levando em consideração a
falha dos registros de imagens, sons, banco de imagens, registros fotográficos
e a fins no Plano de Classificação do CONARQ.
O Plano de Classificação do CONARQ é
eficiente às necessidades institucionais?
O Plano de Classificação elaborado pelo CONARQ tem
suas deficiências pelo fato de não atender todas as demandas e
mudanças institucionais, apesar de terem uma gama de funções e atividades
o CONARQ torna-se pouco pertinente ao atendimento das necessidades da
Administração Pública, sendo pouco legítimo por não está por inteiro em
conformidade com as exigências dessas administrações.
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