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O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação
que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de
implantar uma nova estrutura voltada para processos. O mapeamento também
auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos
que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir
custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de
baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além
de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e
aumentar a performance do negócio.
O mapeamento de processo é um instrumento de gerência e comunicação e
possui como finalidade ajudar na melhora dos processos existentes ou na
implantação de uma estrutura nova e direcionada para os processos. O mapeamento
é importante no auxílio do vislumbre dos positivos e negativos e quais
necessitam de ajustes, como o nível de complexidade nas operações, a redução
dos custos, se existe alguma falha na integração, realização de atividades de
forma redundante, retrabalho.
O mapeamento tem como objetivo um entendimento melhor dos processos
existentes e dos futuros, afim de otimizar seu desempenho. O grupo O Tabularium
tem como objetivo fazer a análise tipológica e diplomática de brinquedos
falsificados com ênfase no selo de procedência do INMETRO. O mapeamento de
processos será útil na média em que nos ajudará entender a organização das
nossas tarefas e atividades e quais seriam as melhores opções para garantir
maior qualidade, com maior eficácia e eficiência.
Os pontos básicos que poderiam ser utilizados para realizar o
mapeamento dos processos do nosso projeto seriam:
- 1º:
Identificar os objetivos do processo, ou seja, quais as metas daquele
processo, no nosso caso, a realização da oficina.
- 2º:
Identificar as saídas do processo, ou seja, as atividades e postagens
produzidas até a confecção da oficina.
- 3º:
Identificar os clientes do processo, no caso do grupo, o público alvo
seria o corpo discente da Universidade de Brasília e o professor
responsável pela disciplina e pela avaliação da oficina.
- 4º:
Identificar as entradas e componentes do processo, em que as entradas são
compreendias como a proposição da temática do grupo e das atividades
realizadas por este durante o semestre e os componentes as ferramentas
utilizadas para realização destas atividades, que variam desde o arcabouço
teórico recebido em sala de aula até os instrumentos existentes nas opções
de publicação do blog.
- 5
º: determinar os limites do processo, até onde seria possível a realização
de determinadas atividades, análise da viabilidade de produção de réplicas
dos objetos alvo das análises.
- 6º:
Documentar o processo atual, através do registro da realização de
atividades propostas e sua adequação com a metodologia escolhida.
- 7º:
Identificar melhorias necessárias ao processo, mediante a análise do
planejamento e da realização deste, visando encontrar falhas e problemas e
a proposição de soluções.
- 8º:
Consenso sobre melhorias a serem aplicadas ao processo após
discussão e exposição de alternativas e soluções posteriores à análise
realizada.
- 9º:
Documentar o processo revisado.
Com o mapeamento de processos é possível obter a melhor percepção do
projeto como ele é e como ele deveria ser, permitindo a análise e o
melhoramento dos processos envolvidos neste projeto, viabilizando a clareza nos
requisitos e assim facilitando a gerencia do projeto, além de reduzir seu tempo
de execução, melhorar a qualidade do resultado final e garantir a padronização.
Sugestões de bibliografia:
BARBARÁ, S.. Gestão por processos: fundamentos,
técnicas e modelos de implementação : foco no sistema de gestão de qualidade
com base na ISSO 9000:2000. 2ª ed. – Rio de Janeiro : Qualitymark, 2008.
DE MELO, A. E. N. S.. Aplicação do Mapeamento de Processo e da
simulação no desenvolvimento de projetos de processos produtivos. Itajubá: UNIFEI, 2011. ROTHER, M; SHOOK, J.. Learning to See, The Lean
Enterprise Institute, MA, USA, 2000.
FERNANDES, M. M.. Análise de processo de seleção de projetos
seis sigma em empresas de manufatura no Brasil. Dissertação Mestrado
em Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção,
Itajubá, MG, UNIFEI, 2006.
OLIVEIRA, F. X.. Manual de Gestão de Processos Organizacionais
da SEFIN. 1ª ed. – Pinhais, PR, 2011.
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