sexta-feira, 10 de junho de 2016

Blogs discentes.


O Blog ARQCOMICS criou um blog com intuito de explorar o mundo dos quadrinhos e sua editoração a partir da análise de alguns documentos e de algumas curiosidades. Tendo total relação com o trabalho apresentado na oficina apresentada por nós, que frisará aspectos diplomáticos e tipológicos de HQ's na integra. Apesar da divergência entre o trabalho final do ARQUICOMICS e o Grupo O Tabularium, fica aqui o interesse na adaptação feita pelo Grupo Arquicomics quanto a realização de uma história em quadrinho própria feita pelo próprio grupo.                                                                      



De  forma muito bem explicada, o grupo analisou a digital em um documento arquivístico. Ressaltando que a digital não é um documento, mas que serviria de informação referencial que poderia criar ou fazer parte de um documento arquivístico. Para isso, foi clara e objetiva a oficina (física e virtual) em seus conceitos. A metodologia utilizada foi bastante curiosa, pois elas explicaram o que era Arquivologia (muitos não conhecem ou relacionam com o estereótipo que surgem) o que é muito interessante e preciso comentar para o público leigo. Houve didática em sua apresentação e conteúdo, abordando assim a atenção de seus telespectadores para o verdadeiro objetivo da oficina, a diplomática e tipologia do documento escolhido. Estes recursos utilizados (apresentação, conteúdo e metodologia), podem ser influenciadores para o Grupo O Tabularium, pois possui uma ligação quanto a disseminação da arquivologia para um público leigo sendo o mais dinâmico e didático possível. 


O Blog Traço Atemporal fez uma análise diplomática e tipológica, a fim de relacionar a arquitetura com a arquivologia e para facilitar, o grupo exemplificou fazendo a análise diplomática, dando exemplos de que o suporte é o papel e de que o gênero é iconográfico, já para a análise tipológica, utilizaram um fluxograma para que ficasse claro o mapeamento do processo "construção do Memorial" e qual seria a função da planta dentro da instituição. A função da planta não é de "provar que algo foi construído", mas sim de provar que o projeto foi feito, assim como eles usaram um fluxograma, nós do Grupo O Tabularium, disponibilizaremos de um Bizagi com a mesma finalidade, para que fique mais claro na cabeça do telespectador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário