sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hora da Revisão

1 - Quais são os principais pontos aproveitáveis do blog em questão? Justifique.

A relação do tema Queima de Arquivo com o que ocorre na realidade brasileira; Documentos foram analisados corretamente quanto a forma e autenticidade (diplomática) e quanto ao Produtor Arquivístico e contexto (Tipologia); Interessante a comparação entre os planos de classificação elaborada pelo grupo; a disposição/layout do blog.


2 - Como está o blog no referente a sua usabilidade e adequação com as disciplinas de DTD e Permanente? Por se tratar de uma primeira experiência do grupo no mundo "blogueiro", a navegação é natural e intuitiva e consideramos que tenha atingido os objetivos propostos pelas disciplinas, fizeram boas ligações do tema com a diplomática e tipologia e arquivologia.



3 - O blog está mantendo essa mesma usabilidade e adequação no que se refere ao tema escolhido? Comente.
 Sim, visto que a proposta desde o início foi respeitada, ao longo do curso foram postadas além das atividades notícias que faziam referência ao objetivo principal. As postagens, mesmo sendo voltadas à aplicação do conteúdo didático tem uma abordagem lúdica e entendível ao público, já que a ferramenta, blog, possui uma proposta de interação até mesmo com leigos. 

4 - Como está a abordagem do blog caso o público "leigo de arquivo" o visite?
O Blog do grupo, a exemplo do nosso próprio, foi voltado à realização das atividades do Blog mãe. Por serem atividades práticas ligadas ao dia-a-dia, como o caso da nomeação de Lula como ministro ou a verificação de autenticidade e veracidade de um documento, se tornam acessíveis ao público leigo, além da própria linguagem utilizada ser acessível e didática.

5 - Deixe um comentário feedback geral para o Blog visitado.
Atendeu com sucesso os objetivos propostos pela disciplina, tendo atendido todas as atividades em grupo optativas quanto obrigatórias.



Blogs discentes.


O Blog ARQCOMICS criou um blog com intuito de explorar o mundo dos quadrinhos e sua editoração a partir da análise de alguns documentos e de algumas curiosidades. Tendo total relação com o trabalho apresentado na oficina apresentada por nós, que frisará aspectos diplomáticos e tipológicos de HQ's na integra. Apesar da divergência entre o trabalho final do ARQUICOMICS e o Grupo O Tabularium, fica aqui o interesse na adaptação feita pelo Grupo Arquicomics quanto a realização de uma história em quadrinho própria feita pelo próprio grupo.                                                                      



De  forma muito bem explicada, o grupo analisou a digital em um documento arquivístico. Ressaltando que a digital não é um documento, mas que serviria de informação referencial que poderia criar ou fazer parte de um documento arquivístico. Para isso, foi clara e objetiva a oficina (física e virtual) em seus conceitos. A metodologia utilizada foi bastante curiosa, pois elas explicaram o que era Arquivologia (muitos não conhecem ou relacionam com o estereótipo que surgem) o que é muito interessante e preciso comentar para o público leigo. Houve didática em sua apresentação e conteúdo, abordando assim a atenção de seus telespectadores para o verdadeiro objetivo da oficina, a diplomática e tipologia do documento escolhido. Estes recursos utilizados (apresentação, conteúdo e metodologia), podem ser influenciadores para o Grupo O Tabularium, pois possui uma ligação quanto a disseminação da arquivologia para um público leigo sendo o mais dinâmico e didático possível. 


O Blog Traço Atemporal fez uma análise diplomática e tipológica, a fim de relacionar a arquitetura com a arquivologia e para facilitar, o grupo exemplificou fazendo a análise diplomática, dando exemplos de que o suporte é o papel e de que o gênero é iconográfico, já para a análise tipológica, utilizaram um fluxograma para que ficasse claro o mapeamento do processo "construção do Memorial" e qual seria a função da planta dentro da instituição. A função da planta não é de "provar que algo foi construído", mas sim de provar que o projeto foi feito, assim como eles usaram um fluxograma, nós do Grupo O Tabularium, disponibilizaremos de um Bizagi com a mesma finalidade, para que fique mais claro na cabeça do telespectador.




Prévia Oficina O Tabularium

Fundo: Polícia Federal/ Departamento de apreensão
Série: Edições das HQ's.

O grupo O Tabularium no decorrer do semestre vem focando em falsificações de produtos, sabemos que produtos pirateados nos rodeiam e nele enquadram as Historias em Quadrinhos, através de sites e editoras sem licenças de uso e publicações, sendo determinada como um produto "falso", inautêntico. Através dessa perspectiva, o grupo analisará os HQ's da Marvel, verificando o trâmite desde a elaboração da trajetória do roteiro até a autorização da publicação pela editora e o trâmite de como emitir o licenciamento para uso legal de disseminação dos HQ's. 

Muitas editoras e sites fizeram uso ilegal desses HQ's a fim de lucrar, sendo crime pela Lei de Direitos Autorais e Falsificação de produtos licenciados. Sendo assim, seguem abaixo a prévia do que virá em nossa oficina. 

O trâmite será exposto aos telespectadores em forma de Bizagi, a fim de uma melhor compreensão, Marvel ---- Roteirista ----- Quadrinista ------ Desenho a lápis  ------letreiramento ------ arte final ------ Contrato profissional ------ Quadrinista p/ arte final    ------ finalização ----- Colorista  ------- cor final  ------- editora revista ------ autorização da publicação ------ autorizado.   


      Quanto ao trâmite de emissão do licenciamento, segue a baixo o fluxograma: 





Panini


No Brasil, os gibis Marvel são publicados atualmente pela editora Panini, sendo seus personagens Wolverine,Homem-AranhaHulkDemolidorX-MenO Justiceiro e Blade entre os mais populares. A Panini usa de sinais de validações específicos como veremos logo abaixo:






Além do grupo fazer no dia da oficina demonstrações de como é feita a elaboração dos quadrinhos da Marvel iremos mostrar diferentes séries de capas feitas por diversas editoras que tiveram a licença de venda no Brasil, expondo nomes das editoras, capas e suas diferenças.




HQ Online

A oficina contará com a presença de quatro integrantes, com camisetas personalizadas, um banner explicativo impresso, materiais visuais e audiovisuais expostos e para os participantes, será entregue o certificado de participação.





O Tabularium analisará HQ's onlines, seja ele pirateado ou autêntico/licenciado. Muitos sites disponibilizam esses HQ's de forma ilegal, no dia explicitaremos quais são as evidencias que ps tornam ilegal, já que são revistas online.