quarta-feira, 13 de abril de 2016

Locuções com Duranti

Atividade 2: Explique o conceito de autenticidade diplomática, e dê um exemplo que ilustre a abordagem.

      
Respondendo ao que nos foi proposto relacionado a leitura do texto Diplomático: Usos nuevos para una antigua ciencia. Os Documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e firmados com os nomes das pessoas competentes para a sua criação. Duranti, expõe em seu texto, que os princípios, conceitos e métodos da diplomática são universalmente válidos e podem oferecer sistemas e objetividades aos estudos arquivísticos de suas formas documentais, isto é, maior qualidade científica. Não obstante, qualquer documento escrito em sentido Diplomático, contem informações transmitidas ou descritas por meio de regras de representação que são em si evidência de uma tentativa de transportar informações: fórmulas, estilo burocrático e literário, linguagens especiais, técnicas de entrevistas e coisas desse tipo, estas regras chamamos de formas. Porém, o objeto da diplomática não é qualquer estudo de documento escrito, sendo que o Documento Arquivístico, é um documento criado ou recebido por qualquer pessoa física ou jurídica dentro de uma atividade prática.


No texto, Duranti cita algumas distinções relacionados a cópia, sendo a cópia definida como a transcrição ou duplicação de um documento original escrito. 







Acervo pessoal - Diploma de Graduação Rebecca Ferreira.





Qualquer documento escrito em sentido diplomático contém informações transmitidas ou descritas por meio de representações que em si, evidenciam e intencionam o transporte da informação, são elas: as fórmulas, estilo burocrático e literário, linguagens especializadas, técnicas de entrevistas e coisas desse sentido. Portanto Duranti, afirma que o documento tem um aspecto externo, em sua forma física, e uma articulação interna que é sua forma intelectual e uma mensagem para transmitir o seu conteúdo. É impossível compreender a mensagem plenamente sem a compreensão de seu aspecto externo e a articulação que autor escolheu para expressa-lo.


Atividade 4: Explique o conceito de autenticidade histórica, e dê um exemplo que ilustre a abordagem.

Um dos documentos que desencadearam a indignação
dos plebeus em 1781.
De acordo com Duranti, documentos historicamente autênticos são aqueles que testemunham o que realmente aconteceu ou relatam o que é verdadeiro, no entanto, o propósito original das críticas documentais é determinar a autenticidade histórica dos documentos. Dizia-se ou pelo menos no princípio de que, quando os documentos de arquivo começaram a ser considerados como evidência histórica, os historiadores começaram a explorar através da utilização de críticas diplomática e que perdeu o proposito original da diplomática. Embora a diplomática seja inegavelmente útil aos investigadores de qualquer ramo do conhecimento humano, é essencial para os arquivistas que podem receber a sistemática aplicação dos métodos diplomáticos, benefícios específicos para sua tarefa de identificar, selecionar, ordenar e descrever documentos.


          Esse documento expressa uma realidade histórica e trata-se da Real Cédula do governo espanhol, no qual determinou o aumento dos impostos que motivaram a Revolta dos Plebeus, no qual foi solicitado essa escrita para sua contribuição  econômica para sustentar a guerra na Espanha contra a Inglaterra. Como Duranti citou no decorrer do texto, esse documento serviu como prova de algo e testemunhou uma revolta que hoje é conhecido na civilização espanhola. 

Atividade 5: Comente qual a relação entre os três conceitos de autenticidade: diplomática, jurídica e histórica:

     De acordo com a autora, pode-se dizer que os documentos que possuem autenticidade diplomática são  aqueles escritos  em conformidade com o tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas que possuem autoridade jurídica para a sua constituição. 
    O documento que é resultado da formalização de um ato de caráter jurídico/administrativo, é componente indispensável para a validade do ato e do documento a competência legal do agente produtor, já que quando constatado a ausência deste componente, além de não obter autenticidade também perde a eficácia legal. 
    Já o conceito relacionado a autenticidade jurídica se estende além, pois é características em que os documentos legais possam suportar dentro de si as provas legais provenientes dos atos que lhes deram origem e  dos princípios de uma autoridade pública possuidora das devidas competências para garantir-lhe autenticidade e veracidade. 


2 comentários: