sexta-feira, 8 de abril de 2016

Documento para chamar de nosso!

O grupo o Tabularium, a partir do que foi orientado em sala, optou por fazer análise das Histórias em quadrinhos da Marvel, elemento considerado inautêntico sem a tramitação legal de sua licença para disponibilização  analisando as características que determinam sua autenticidade e confiabilidade.
   
Em conformidade com o que foi exposto por Duranti, que qualquer documento escrito em sentido Diplomático, possui informações transmitidas ou descritas através de regras de representação que são em si evidência de uma tentativa de transportar informações, o grupo pretende seguir, a priori, com análise da autenticidade dos HQ's, já que para garantia de disponibilizar seu conteúdo é necessário retirar uma licença diretamente com o investidor da revista, assim podemos analisar suas procedências, no que tange a  qualidade da revista.


O Tabularium incluirá no decorrer do semestre a análise e reflexão do papel arquivístico deste documento contemporâneo.


Abaixo a Licenciadora da Marvel no Brasil (Marca Autêntica):
Objeto de análise: verificação da autenticidade e procedência duvidosa;
Objetivo geral: realizar análise diplomática e tipológica de produtos/revistas pireateadas
Objetivos específicos: pretende-se analisar os aspectos extrínsecos e intrínsecos, sinais de validação e tramitação, além de também inclui-se neste projeto a análise e reflexão papel arquivístico deste documento contemporâneo, como parte integrante nos processos e operações de investigação e apreensão de produtos falsificados realizados tanto pelas delegacias de Repressão a Crimes contra a propriedade Imaterial - Polícia Federal e Departamento de Apreensões.

Metodologia: baseada nos elementos teóricos e metodológicos estudados e discutidos nos textos de DIAZ e RUIPÉREZ .


3 comentários:

  1. Muitas informações, porém necessita mais organização sobre o que vão desenvolver e como. Sugestão: olhem o blog da PAIDEIA

    ResponderExcluir
  2. A atividade pressupunha detalhamento e exercício analítico; não apenas indicar um exemplo.

    ResponderExcluir