A museologia compartilha com a arquivologia e a biblioteconomia o
papel de ciências da informação. São disciplinas que tem como
prioridade guardar, transmitir e organizar a informação gerada
pelas mais diferentes atividades exercidas pela humanidade. Atuam,
nesse sentido, como repositórios do conhecimento, ou seja, permitem
o acesso a esse tipo de informação pelas mais diferentes
disciplinas de maneira interseccional. Por possuírem semelhanças,
chegam, em alguns momentos, até a gerar confusões entre os seus
campos de ação.
Mais especificamente no que nos concerne nessa atividade, os museus
têm origem na Grécia antiga e tinham como principal fundamento a
manutenção de conhecimentos e cultura do mito formador da cultura
grega, preservando assim o conhecimento e a tradição desse povo,
mais além da tradição oral. E essa preservação se dava das
formas mais diversificadas possíveis, como preservação de obras de
arte, exposições em jardins botânicos, debates filosóficos entre
estudantes do tema, etc. Tudo isso conferia uma necessária
multidisciplinaridade ao conceito de museu, pois sendo ele um espaço
de preservação (e a partir disso, também de criação) do
conhecimento culturalmente gerado, era necessário compreender as
diversas formas que esse mesmo conhecimento se apresentava nos
diferentes campos da sociedade.
Evidentemente muito se transformou desde então, mas o significado do
museu nos dias de hoje permanece essencialmente o mesmo. Assim como o
fator da multidisciplinaridade. Nesse sentido os documentos
arquivísticos podem possuir valor museológico quando, obviamente, o
contexto demandar.
Os documentos analisados pelo grupo são fotos utilizadas no blog,
relatório de comentários e os blogs discentes anteriores. Esses
documentos, além de comprovarem atividades realizadas na matéria
Diplomática e Tipologia Documental, podem demonstrar a variedade de
conteúdos e atividades ministradas pela disciplina, bem como permite
uma constatação da metodologia diferenciada aplicada.
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