sexta-feira, 29 de abril de 2016

Variação de contextos documentais

A museologia compartilha com a arquivologia e a biblioteconomia o papel de ciências da informação. São disciplinas que tem como prioridade guardar, transmitir e organizar a informação gerada pelas mais diferentes atividades exercidas pela humanidade. Atuam, nesse sentido, como repositórios do conhecimento, ou seja, permitem o acesso a esse tipo de informação pelas mais diferentes disciplinas de maneira interseccional. Por possuírem semelhanças, chegam, em alguns momentos, até a gerar confusões entre os seus campos de ação.

Mais especificamente no que nos concerne nessa atividade, os museus têm origem na Grécia antiga e tinham como principal fundamento a manutenção de conhecimentos e cultura do mito formador da cultura grega, preservando assim o conhecimento e a tradição desse povo, mais além da tradição oral. E essa preservação se dava das formas mais diversificadas possíveis, como preservação de obras de arte, exposições em jardins botânicos, debates filosóficos entre estudantes do tema, etc. Tudo isso conferia uma necessária multidisciplinaridade ao conceito de museu, pois sendo ele um espaço de preservação (e a partir disso, também de criação) do conhecimento culturalmente gerado, era necessário compreender as diversas formas que esse mesmo conhecimento se apresentava nos diferentes campos da sociedade.

Evidentemente muito se transformou desde então, mas o significado do museu nos dias de hoje permanece essencialmente o mesmo. Assim como o fator da multidisciplinaridade. Nesse sentido os documentos arquivísticos podem possuir valor museológico quando, obviamente, o contexto demandar.

Os documentos analisados pelo grupo são fotos utilizadas no blog, relatório de comentários e os blogs discentes anteriores. Esses documentos, além de comprovarem atividades realizadas na matéria Diplomática e Tipologia Documental, podem demonstrar a variedade de conteúdos e atividades ministradas pela disciplina, bem como permite uma constatação da metodologia diferenciada aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário