Gueto
la pelicula perdida de la propaganda Nazi (2009) - Gueto o filme perdido
da propaganda nazista.
Ano: 2009
Diretor: Yael Hersonski
Diretor: Yael Hersonski
Reflexão 2
Fotografia de Judeus no Gueto de Varsóvia - 1943 |
A cidade de Varsóvia, capital da Polônia, está
localizada junto às margens do rio Vístula. Varsóvia era a capital do estado
polonês restabelecido após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919 (Fonte: Gueto Varsóvia). Antes
da Segunda Guerra Mundial, a cidade era um grande centro da vida e cultura dos
judeus poloneses. Antes da Guerra, a população judaica de Varsóvia era de mais
de 350.000 habitantes, o que representava cerca de 30% da população total da
cidade. A comunidade judaica de Varsóvia era a maior da Polônia e de toda a
Europa, a segunda maior do mundo (Fonte: Varsóvia) No decorrer
do filme, é perceptível que as organizações judaicas dentro do gueto
tentavam atender às necessidades dos que lá viviam, enquanto eles mesmos
lutavam pela própria sobrevivência. Alguns relatos por sobreviventes desse
grande genocídio judaico, no decorrer do documentário afirmaram que apesar
deles não entenderem o porquê das filmagens, muitos achavam que eram gravações
apenas para relatar o contexto entre Judeus Pobres e Judeus Ricos.
Em contrapartida, o documentário desde do princípio
focou no material cinematográfico, como o próprio título diz “Um Filme
Inacabado”, pois houve cortes, edições e sem um final, no qual poderíamos ter
uma ideia melhor do porquê das gravações, durante o ano de 1942 no Gueto de
Varsóvia.
Com base na diplomática, o objeto da
Diplomática é a estrutura formal do documento e o objeto da Tipologia é a
lógica orgânica dos conjuntos documentais.
A
sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade; a
espécie do documento é por meio de fitas cinematográficas e tinha como
finalidade distorcer a realidade judaica, a data pelo qual ocorreu as gravações
foi em meados de maio de 1942, e teve como origem o reflexo da cultura judaica,
com transmissão de imagens preto e branco, sem fixação de áudio no decorrer das
gravações, tornando-as obscuras. Quanto ao suporte fica esclarecido que são
fitas magnéticas, com formato cinematográfico, de forma original e de gênero
audiovisual, e a linguagem como elemento interno não faz jus ao documentário
que é apenas visual e auditivo.
Aluna: Thaís Biancca F. da Silva
Matrícula: 12/0042517
Necessita revisão dos conceitos formais de sua análise.
ResponderExcluir