quinta-feira, 7 de abril de 2016

A film Unfinished - Um Filme Inacabado

Gueto la pelicula perdida de la propaganda Nazi (2009) - Gueto o filme perdido da propaganda nazista.
Ano: 2009
Diretor: Yael Hersonski



Reflexão 2

Fotografia de Judeus no Gueto de Varsóvia - 1943
A cidade de Varsóvia, capital da Polônia, está localizada junto às margens do rio Vístula. Varsóvia era a capital do estado polonês restabelecido após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919 (Fonte: Gueto Varsóvia). Antes da Segunda Guerra Mundial, a cidade era um grande centro da vida e cultura dos judeus poloneses. Antes da Guerra, a população judaica de Varsóvia era de mais de 350.000 habitantes, o que representava cerca de 30% da população total da cidade. A comunidade judaica de Varsóvia era a maior da Polônia e de toda a Europa, a segunda maior do mundo (Fonte: Varsóvia) No decorrer do filme, é perceptível que as organizações judaicas dentro do gueto tentavam atender às necessidades dos que lá viviam, enquanto eles mesmos lutavam pela própria sobrevivência. Alguns relatos por sobreviventes desse grande genocídio judaico, no decorrer do documentário afirmaram que apesar deles não entenderem o porquê das filmagens, muitos achavam que eram gravações apenas para relatar o contexto entre Judeus Pobres e Judeus Ricos.

Em contrapartida, o documentário desde do princípio focou no material cinematográfico, como o próprio título diz “Um Filme Inacabado”, pois houve cortes, edições e sem um final, no qual poderíamos ter uma ideia melhor do porquê das gravações, durante o ano de 1942 no Gueto de Varsóvia.

Com base na diplomática, o objeto da Diplomática é a estrutura formal do documento e o objeto da Tipologia é a lógica orgânica dos conjuntos documentais.
A sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade; a espécie do documento é por meio de fitas cinematográficas e tinha como finalidade distorcer a realidade judaica, a data pelo qual ocorreu as gravações foi em meados de maio de 1942, e teve como origem o reflexo da cultura judaica, com transmissão de imagens preto e branco, sem fixação de áudio no decorrer das gravações, tornando-as obscuras. Quanto ao suporte fica esclarecido que são fitas magnéticas, com formato cinematográfico, de forma original e de gênero audiovisual, e a linguagem como elemento interno não faz jus ao documentário que é apenas visual e auditivo.

Aluna: Thaís Biancca F. da Silva



Matrícula: 12/0042517

Um comentário: